1

Destaques Alternar visualização

Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte

A força pública de São Paulo

Autor: Andrade, Euclides; Câmara, Hely F.

Resumo: Em 1931, a Força Pública de São Paulo, completou seu primeiro século de vida publicando este esboço histórico. Esta obra focaliza os principais fatos e a evolução da PM SP durante estes 100 anos.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

O Guarani.

Autor: Alencar, José De.

Resumo: Na primeira metade do século XVII, Portugal ainda dependia politicamente da Espanha, fato que, se por um lado exasperava os sentimentos patrióticos de um frei Antão, por outro lado a ele se acomodavam os conservadoristas e os portugueses de pouco brio. D. Antônio de Mariz, fidalgo dos mais insignes da nobreza de Portugal, leva adiante no Brasil uma colonização dentro mais rigoroso espírito de obediência à sua pátria. Representa, com sua casa-forte, elevada na Serra dos Órgãos, um baluarte na Colônia, a desafiar o poderio espanhol. Sua casa-forte, às margens do Pequequer, afluente do Paraíba, é abrigo de ilustres portugueses, afinados no mesmo espírito patriótico e colonizador, mas acolhe inicialmente, com ingênua cordialidade, bandos de mercenários, homens sedentos de ouro e prata, como o aventureiro Loredano, ex-padre que assassinara um homem desarmado, a troco do mapa das famosas minas de prata.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Autor: Assis, Machado De

Resumo: Memórias Póstumas de Brás Cubas, conta a história de Brás Cubas a partir de sua morte, já que inicialmente o próprio narrador observa que para tornar a narrativa mais interessante e "galante" havia decidido começá-la pelo fim -; ele era, portanto, não um autor defunto mas um defunto autor-. Assim, o primeiro capítulo começa justamente com a morte de Brás e seu enterro. A causa de sua morte teria sido, oficialmente, uma pneumonia, da qual ele não cuidou de forma correta. Entretanto, sua morte de fato deve-se a uma idéia, segundo ele, grandiosa e útil, uma idéia que se transformou em fixação. Um dia de manhã, caminhando pela chácara onde vivia, pensou em inventar um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a melancólica humanidade. Para justificar a criação de tal emplasto frente às autoridades, brás chamou a atenção de que a cura que traria seria algo verdadeiramente cristão, além de não negar as vantagens financeiras que o tal produto traria. Contudo, já do outro lado do mundo, confessa que o real motivo era ver seu nome escrito nas caixinhas do medicamento e em todas as fontes publicitárias, pois as embalagens levariam seu nome.


Academia de Polícia Militar Cel Milton Freire de Andrade

Capitães-mores e governadores do Rio Grande do Norte

Autor: Lemos, Vicente de; Medeiros, Tarcísio

Resumo: O livro traz aspectos importantes dos que governaram o RN, na representação do domínio português. Tendo ênfase na administração do Senado da Câmara, em substituição, emergindo os capitães-mores e governadores entre 1701 e 1822.


Academia de Polícia Militar Cel Milton Freire de Andrade

A intendência militar através dos tempos.

Autor: Del Re, Januário João.

Resumo: Mostra como a guerra de Pilhagem e do aproveitamento dos recursos locais, passaram os exércitos a manter uma rede de suprimentos cada vez maior da zona do interior para a zona de combate abandonando problemáticos recursos das regiões a serem percorridas ou conquistadas. Situa a posição de intendência no âmbito da logística, apresentando definições dos termos da arte da guerra.


Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

Antonio Lemos e Sua Época

Autor: Rocque, Carlos

Resumo: Figura proeminente da história política do Pará, Antônio Lemos ressurge inteiriço neste livro de Carlos Rocque. Editado inicialmente em 1973, durante o traslado dos restos mortais do conhecido político paraense para Belém, esta nova edição traz a personalidade forte do homem que pulsa na trajetória do político, no jornalismo combativo e partidário que realizou em "A Província do Pará", na visão do administrador que transformou Belém do Pará em uma bela metrópole.


Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

A Seca no Nordeste

Autor: Fernandes, Geraldo de Margela, Costa, Idalina Farias Soares.

Resumo: Uma equipe de reportagem é contratada por um grupo de empresários para ir ao Nordeste filmar imagens da seca. Convivendo com os habitantes da região, os repórteres descobrem que existem grupos poderosos interessados na divulgação da seca, com a intenção de tirar vantagens econômicas. Descobrem também que os empresários que os contrataram fazem parte desse grupo de aproveitadores. Resolvem então adotar uma atitude crítica no filme, assumindo todos os riscos.


Instituições